Treinamento e cenas: Dramaturgia modular
Nas duas últimas semanas e daqui em diante estamos trabalhando com cenas propostas por vocês. Inicialmente, em nossos encontros tínhamos aqui que chamamos de treinamento: o foco era nas habilidades em presença, em momentos coletivos e individuais. Não se objetivava a construção de ações relacionadas a uma personagem ou a uma situação dramática. Não havia aquilo que Grotowski chamava de "ideia da montagem"em um processo criativo, ou um conjunto de decisões para organizar a cena para apresentar para uma plateia. {isso Grotowski afirma no ensaio "Da companhia teatral à arte como veículo".
Quando começamos a nos preocupar com as cenas, aproximamos a busca da qualidade nos treinamentos com seu acabamento dramatúrgico.
Como as cenas são isoladas, elaboradas separadamente, e depois vão sendo apresentadas e depois reunidas, interrelacionadas, estamos lidando com uma dramaturgia modular: materiais propostos em diferentes momentos que aos poucos vão sendo reprocessados. Lembre dos móbiles, aquelas estruturas de decoração compostas por partes que se articulam.
Assim, em processo, em camadas, vão indo de treinamento, em cena, até chegar em conexões e sequências.


Comentários
Postar um comentário