Fechando este blog, gostaria de encerrar com umas reflexões a partir do filme The Whale , de Darren Aronofsky. O filme é baseado em uma peça homônima do dramaturgo norte-americano Samuel D. Hunter, que a adaptou para as telas. Essa correlação entre dramaturgia, cinema, teatro e música é o que pretendo discutir, sempre pensando nos processos criativos nossos, a partir das atividades de Huguianas. Hugo Rodas pensava como um diretor de cinema. Ele me falou várias vezes que imaginava as suas montagens como um filme na sua cabeça. Cresceu com o cinema, era um cinéfilo, e fazia uma direção de cena como se organizasse uma obra cinematográfica. Esse hibridismo entre teatro e cinema torna compreensível um tanto sua obsessão pelas marcas, pelo espaço, pelos gestos, como a feitura de algo para ser visto por alguém. A teatralidade de The Whale é ostensiva: a maioria dos acontecimentos se dão dentro de um espaço interno ao apartamento de Charlie. A clausura de Charlie em sua obesidade mó...
Há diversos modos de se começar o ensaio. Ontem, dia 09/03/2023, propus pro Flávio que no lugar de usar riffss acelerados e intensos, como muitas vezes faço, que se trabalhasse em contraposição a isso, valendo-se de câmara lenta e silêncio. O que muitas vezes pode ser um recurso de se resolver algum problema de agenda( viagem, atrasos dos condutores do ensaio) também se transforma em uma estratégia de ensaio.
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