Aula 2 (03/11/2022) Impulso, Contrapeso e Base

 

Aula 2 ( 03/11/2022): Impulso, contrapeso e Base


A proposta da aula foi trabalhar base, impulso, contrapeso e sustentação. Começei a aula trabalhando um pouco de apoios uns nos outos, mas percebi a necessidade na turma de trabalhar base e impulso para poderem imrovisar bem.

Impulso: Uma coisa leva a outra que leva a outra e que leva a outra... O primeiro movimento/ação possui a semente do próximo movimento/ação causando um efeito de continuidade da improvisação. A ideia de impulso está relacionada à capacidade de não interromper o fluxo criativo com alguma racionalização.


  • Primeiro Exercício: Alongamento/Aquecimento Sensível, isto é, não robótico. O alongamento é livre, mas deve ser artístico. Como que eu faço para que o meu aquecimento, a minha preparação seja artística. Primeiramente, isso ajuda a nos manter dentro do trabalho, sem distrações, mesmo na preparação. Em segundo lugar, é preciso ter em mente que o corpo é apenas uma parte do treinamento do intérprete; se fosse apenas treinar o corpo, então nossa arte seria mais próxima de um esporte. Como este não é o caso, é preciso treinar sua mente e principalmente sua sensibilidade artística. Alongar-se/aquecer-se como uma ação artística possibilita preparar o corpo ao mesmo tempo em que prepara a sensibilidade do artista. Iniciei como um alongamento, mas ao longo do exercício pedi para que eles dinamizassem o movimento, transformando o exercício num aquecimento. Também pedi para que houvesse uma unicidade de tempo na turma toda, isto é, todos deviam acelerar ao mesmo tempo e na mesma proporção. Assim, o coletivo desenvolvia também a habilidade de agir em coro.

  • Segundo Exercício: Encontro e desencontro. Sem interromper o fluxo do aquecimento, alterei a proposta do exercício orientando-os para que eles estabelecessem uma dinâmica de encontros e desencontros. Ou seja, enquanto nos aquecemos eu encontro um parceiro, dialogo com ele fisicamente, os dois se desencontram para procurarem outro parceiro. A ideia era que esse exercício fosse uma etapa para chegar aos apoios.

  • Terceiro Exercício: Contato e Descontato. A mesma dinâmica do exercício anterior, mas agora a proposta era contato e descontato físico com o seu parceiro.

  • Quarto Exercício: Apoios. Finalmente chego ao cume do exercício que foi a mesma dinâmica anterior mas com apoios e desapoios.

  • Quinto Exercício: Diagonal com trabalho de base: Atravessar a Diagonal só com as pernas, sem braços, tronco, cabeça ou quadril. Esse exercício é bom pra treinar o equilíbrio porque a falta dos braços tende a dificultar certar movimentações. Também ajuda na compreensão da base aberta uma vez que trabalhando apenas as pernas o aluno não tem outra alternativa que não abrir a base para ampliar as suas possibilidades de movimento.

  • Sexto Exercício: Impulso. Em duplas os parceiros se davam as mãos no agarre de circo e, como um carrossel, um dava o impulso para o outro. Em algum momento a força centrifuga deveria dar impulso suficiente para que o salto fosse possível.

  • Intervalo sem sair do trabalho. Tomar água sem sair do trabalho.

  • Sétimo Exercício: Trabalhar os contrapesos em câmera lenta em duplas. As duplas deveriam transferir o peso um para o outro de diversas maneiras mantendo a lentidão e a sensibilidade.


Reflexões:


  • Como que eu faço para que o meu aquecimento, a minha preparação seja artística e Sensível?

  • Nota sobre o Som: A sensibilidade do volume do som. Como fazer o som estar presente sem que ele abafe a cena?


Notas:

  • Trabalho individual e coletivo. Eu trabalho o individual para que o coletivo seja mais potente e vice-versa trabalhando o coletivo para que o individual seja ainda mais sensível.

  • Nota sobre o Som: A sensibilidade do volume do som. Como fazer o som estar presente sem que ele abafe a cena?

  • O bom de uma parte da turma assistir é que eles conseguem ver o que está errado. Assim, quando eles vão realizar o exercício eles já aprenderam alguma coisa com a observação.

Comentários

  1. Muito bom ter acesso ao plano de aula com reflexões e comentários!

    ResponderExcluir
  2. O treino de pernas isoladamente tem sido fundamental para o desenvolvimento de consciência corporal e sensibilidade artística do corpo enquanto unidade composta de diversas frações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Baleia- dramaturgia e outras ideias

Começo de ensaio