Ritmo: Pulso
Gente, hoje tivemos exercícios com ênfase na construção de movimentos a partir de padrões temporais. A contagem de tempos é um aspecto desses padrões. Mas tudo isso é englobado por uma fluidez do sinal temporal, que o som manifesta fisicamente. Então, para compreender isso, eis a situação mesma de nossos encontros. Hoje eu apresentei um padrão repetitivo de uma nota um tempo: 1,2,3,4, 1,2,3,4, etc...
Esse padrão rítmico produzido por notas e/ou acordes torna-se uma referência para as ações nos exercícios da diagonal. O que cada uma em seguida fez foi CONTRACENAR com esse padrão. Há diversas maneiras de contracenar, de interagir com esse padrão. A criatividade foi exercida em cima desse padrão. O padrão pode ser reposto, decomposto, invertido, subvertido, etc. Ao fim, foi indicado por meio dos sons um fluxo temporal, um pulso constante. Decompor esse pulso em subunidades nos ajuda a conhecer as possibilidades para a sua recriação.
Quem quiser saber mais um pouco sobre esses temas e também sobre os parâmetros de som, que estão presentes no movimento, veja o livro O ouvido pensante, de Murray Schafer. Link: https://monoskop.org/images/2/21/Schafer_R_Murray_O_ouvido_pensante.pdf
Para compreender pulsos, veja um pulso básico de 4 tempos na música Smoke on the Water
a- original: link:https://www.youtube.com/watch?v=Rfirxs_NUcE
b- transcrição. https://www.youtube.com/watch?v=IHocVkt9278. Aqui temos o riff (uma frase melódica repetitiva) que aparece até os compassos 12. No 13 entra a bateria que marca no bumbo os contratempos 2 e 4.
c- arranjo orquestral: https://www.youtube.com/watch?v=UvcX10INbUk
O pulso 1234 é o grade(grid), a forma, com a qual os intérpretes contracenam. Em seus atos não é preciso repetir essa forma, esse padrão. O padrão ressoa nas escolhas dos intérpretes.
Por outro lado, eis outras maneiras de trabalhar o pulso, modificando-o dentro de um fluxo composto por mudanças:
a- Samuel Barber: Adagio For Strings. Link:https://www.youtube.com/watch?v=_NEAe0XZBRA
b- Stravinsky. A sagração da primavera. Dança do sacrifício. https://www.youtube.com/watch?v=wZtWAqc3qyk
Texto com discussão de conceitos mais elaborados sobre ritmo:
" Polirritmia: conceitos e definições em diferentes contextos" musicaishttps://revistas.ufg.br/musica/article/view/39568/20140
Para ritmo em teatro, v.
O Ritmo musical da cena teatral: a dinâmica do espetáculo de teatro
Tese de Jacyan Castilho. (UFBa, 2008)
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9610
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
https://www.giulianobici.com/site/fundamentos_da_musica_files/o-som-e-o-sentido-jose-miguel-wisnik.pdf
BONFITTO, M. O Ator Compositor – As Ações Físicas como Eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. Org. Lisa Ulmann. São Paulo: Summus, 1971
https://doceru.com/doc/s1800cc
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